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DSLR's a porta dos fundos para o Cinema

05.12.12

O título deste post, talvez seja um pouco injusto aos olhos de muitos. Mas para quem como eu, vive os últimos anos da película - esperemos que não - o digital tornou-se no vizinho que chamou a policia para por fim à festa. Não quero dizer com isto que não desfrute desta tecnologia, nem que me recuse a trabalhar com ela. Muito pelo contrário, nunca foi tão fácil e, principalmente, barato filmar uma curta-metragem. Mas não deixo de ter aquele amargo na garganta...

 

 

Portanto, começo hoje uma serie de posts dedicados a Dslr's. Quem tiver duvidas ou sugestões de temas a trabalhar está convidado a deixar um comentário ou a contactar-me por email. Desde já aviso que não sou profissional na matéria, apesar de já ter alguma experiencia com a maior parte das maquinas que aqui irei mencionar. 

 

 

Porquê Dslr? 

 

Hoje em dia é fácil chegar a uma loja de electrónica dizer tenho x dinheiro para gastar numa dslr e no segundo seguinte ter uma enorme variedade de sugestões, conforme a quantia indicada , dentro de várias marcas e modelos. Não é ao calhas que são lideres do movimento de democratização do cinema e audiovisual. Tirando o factor monetário que é sem duvida o grande peso, resta o tamanho que joga com o factor mobilidade, a qualidade de imagem que é equiparável ou melhor - dependendo dos modelos - a outras tecnologias. Tal como aspectos mais técnicos como o uso de cartões SD - modelos semiprofissionais -  ou CompactFlash - no caso da canon 7D e 5D  - que tornam a acção de passar os clips gravados para o software de edição muito mais rápida do que seria com cassetes ou cds usados pelas minidvs ou handycams. 

 

Que Dslr devo comprar?

 

Não existe uma Dslr perfeita, cada modelo é diferente perante o outro. Por isso, depende do uso que se pretende da câmara e depois do gosto e forma de trabalhar de cada um. 

 

Qual é a tua Dslr?

 

Neste momento tenho a Canon 550D/rebel i2T, um modelo muito semelhante ou equiparável à 660D, a 60D ou até à 7D. Mais à frente irei falar de todas elas em pormenor. 

 

Câmaras

 

No campo das dslr's para gravar vídeo a Nikon não tem brilhando, lançando modelos muito a baixo do nível atingido pela Canon. No entanto, acho que vale a pena referir a Nikon D800 que a meu ver é a única da marca que consegue equiparar-se ou fazer frente, e em alguns pontos ganhar, à canon.

 

Nikon D800

 

Passando à Canon vou falar especificamente de cinco modelos: 550D/rebel i2T, 660D, 7D, 5D e 1D. Outros modelos como a 600D e a 60D que são bastante equiparáveis a outros serão enumerados nos momentos mais oportunos.

 

550D/Rebel i2T

 

Especificações:

 

Image Sensor: 17.9-megapixel CMOS 1.6x crop

Processador: DIGIC-4

Burst: 3.7fps

Form: 129 ? 99.5 ? 79.7 mm, 570g

ISO: 100-6,400 boost to 12,800

Video: 1080p /24/25/30fps

Display: 3in LCD with 1m pixeis

Autofocus: 9-Point AF

Viewfinder: 95% of full frame coverage

 

É Full HD e permite total controlo manual.

 

Neste momento a Canon dispõe de tantas câmaras dslr capazes de gravar vídeo que as diferenças entre elas começam a ser poucas. Quando alguém me pergunta qual dos seguintes modelos deve comprar, a minha resposta é sempre: compra a que tiveres dinheiro para comprar juntamente com uma boa lente.  A 550D em comparação à 660D difere apenas no ecrã amovível, a 60D tem mínima melhor resposta em low light - mas é uma diferença quase nula . A diferença normalmente está na construção da câmara e nos materiais de que o corpo é feito, a 550D é plástico tal como a 660D e a 60D apesar dos corpos serem mais sólidos, já a 7D é de magnesium.

 

A canon 550D/rebel i2T neste momento está a desaparecer das prateleiras devido as semelhanças com outros modelos lançados recentemente enumerados acima - 660D. Na pixemania o corpo com mais duas lentes está a 679 euros. 

 

660D/Rebel T4i

 

Especificações:

 

Image Sensor: 17.9-megapixel CMOS 1.6x crop

Processador: DIGIC-4

Burst: 3,7fps

Form: 133.1 x 99.5 x 79.7 mm, 570g

ISO: 100-6,400 boost to 12,800

Video: 1080p /24/25/30fps

Display: 3in LCD with 1m pixeis

Autofocus: 9-Point AF

Viewfinder: 95% of full frame coverage

 

O corpo da canon 660D é construído em polycarbonato e a frame é de stainless steel.

 

Ao observar as especificações tanto da canon 550D como da 660D é possível perceber desde logo que ambas as câmaras só tem duas diferenças, ecrã amovivel e material e construção do corpo. Sendo assim, entre as duas por apenas mais uns euros a 660D é a melhor opção.

 

A canon 60D é também equiparável à 660D:

 

Image Sensor: 18.0 megapixel CMOS 

Processador: DIGIC -4

Burst: 5,3fps

Form: 144.5 x 105.8 x 78.6 mm, 675g

ISO: 100-6,400, H12,800

Video: 1080p /24/25/30fps

Display: 3in LCD with 1 pixeis

Autofocus: 9-Point AF

Viewfinder: 96% of full frame coverage

 

O corpo já é mais robusto do que o da 660D, feito de polycarbonato e o frame de alumínio. Mas não chega aos calcanhares do corpo de magnesium da 7D que por isso é mais avantajada e pesada.

 

Os pontos negativos mais apontados à 60D é o uso de cartões SD em vez dos CF, este ponto já tem haver com gostos pessoais: um cartão SD de 16g da SanDisk nivel 10 pode custar 18 dólares já o CF equivalente custa 59 dólares, para mim este é o ponto mais relevante, visto que para gravar um vídeo, digamos uma curta metragem, são necessários pelo menos três cartões (caso haja um computador para passar os ficheiros, se não houver o numero dispara consideravelmente). 

Os pontos positivos mais enumerados são a qualidade do LCD que é melhor ao da 7D e é rotativo. Também é mais rapida, obtendo 5.3fps vs 8fps da Canon 7D.


7D



 

Para além do que já foi dito, tem um processador Dual Digic 4 o que em comparação com os outros modelos pode demonstrar melhor performance no modo vídeo. 

No foco a 7D bate todos os modelos anteriores com o sistema AF de 19 pontos mais os modos de foco Zone, Spot e Expansion. Sendo que também é possivel costumizar um modo de foco. 

Neste momento é possivel comprar uma 7D por 1.379 euros (apenas corpo), pelo que comparando com as restantes - a meu ver - acaba por se tornar na mais apelativa de todas.

 

A nível de ISO as características da 7D e da 60D para equiparáveis para não dizer iguais.

 

 

Deixo para o próximo post as duas versões ainda em mercado da 5D e a fantástica e muito esperada 6D.

 

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